Atendimento on-line

Orientações gerais

  1. Aqui você poderá solicitar buscas aos documentos custodiados pelo Labordoc e, se for o caso, solicitar a sua cópia em formato digital.
  2. Essa parte do site tem a função de facilitar o acesso à documentação do Labordoc a pessoas físicas, jurídicas e órgãos públicos. Ressaltamos que não realizamos pesquisas histórico-culturais extensas, nem tampouco quaisquer buscas fora das possibilidades apresentadas pelos instrumentos de pesquisas atualmente disponíveis.
  3. Para saber se os documentos desejados já estão disponíveis virtualmente, acesse o Módulo Acervus. Veja aqui como fazer. Caso estejam disponíveis, siga as orientações e faça download do material que desejar.
  4. Caso não esteja disponível virtualmente, consulte o menu Acervo e os nossos Instrumentos de Pesquisa. A partir dessa consulta, liste os materiais desejados, acesse nosso sistema e faça a solicitação de digitalização.

Orientações específicas

  1. O serviço de digitalização de documentos destina-se, apenas, à pessoa que não reside na cidade de Caicó - mesmo que seja usuária da UFRN. Para quem reside, sugerimos que preencha a Requisição para o Atendimento presencial - Agendamento de pesquisa in loco.
  2. O usuário que requisitar o serviço de digitalização deve fazer o cadastramento em nosso sistema, no site LARBODOC e, posteriormente, preencher a requisição, com as informações necessárias sobre os documentos solicitados.
  3. Para saber se os documentos desejados já estão disponíveis virtualmente, acesse o Módulo Acervus. Veja aqui como fazer. Caso estejam disponíveis, siga as orientações e faça download do material que desejar.
  4. Poderão ser solicitados, por vez, até cinco (05) documentos por cada usuário.
  5. A solicitação será respondida, em até dez (10) dias, pela equipe do laboratório, informando sobre a disponibilidade ou não da digitalização.
  6. Em caso de disponibilidade, o laboratório terá até sessenta (60) dias para a entrega do material digitalizado, desde que haja equipamento necessário e bolsista disponível para a sua realização.

Atendimento presencial

O atendimento presencial no Labordoc ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13 às 17h, dentro da disponibilidade do Horário de Atendimento.

A terça-feira, no turno matutino, é destinada ao expediente interno. Desse modo, não há atendimento presencial para o público externo nesse dia e turno.

Consulte, abaixo, as orientações específicas para cada tipo de atendimento presencial.

Visitas

As visitas ao Labordoc podem ser feitas de modo individual ou em grupo, para conhecer a estrutura do laboratório, os serviços oferecidos e as práticas de conservação preventiva e catalogação.

Caso a visita envolva a demonstração de procedimentos de higienização mecânica ou a exibição de documentos em suporte de papel, é condição obrigatória que você e a turma tragam equipamentos de proteção individual (EPI) como máscaras, luvas e toucas. O laboratório não fornece EPI para as pessoas que o visitam.

Considerando o espaço da sala multiuso do laboratório, o máximo de pessoas que pode comparecer, por vez, ao recinto, é de 20 pessoas.

As visitas ocorrem apenas no Horário de Atendimento do laboratório. Situações excepcionais podem ser avaliadas pela Coordenação do Labordoc, caso haja disponibilidade de bolsista para acompanhar o grupo.

Se você e uma turma estão interessados em fazer visitação ao Labordoc devem, antes de tudo, consultar a nossa Agenda. Em seguida, constatando que há vaga, acessar o nosso sistema e preencher a Requisição para o Atendimento presencial - Agendamento de visitas.

Todas as visitas são gratuitas, com duração variável, conforme o público, e devem ser pré-agendadas com, no mínimo, 10 dias de antecedência, sujeitas à confirmação, por meio do e-mail.

Para dúvidas ou outras informações sobre visitas ao Labordoc, entre em contato com a nossa equipe, pelo endereço eletrônico labordoc@ceres.ufrn.br ou pelo Fale com o Labordoc.

Pesquisa

Você pode fazer agendamento para efetuar pesquisa in loco, no Labordoc, a partir da consulta aos fundos e/ou coleções custodiados. Em hipótese alguma os documentos custodiados pelo Labordoc poderão sair do espaço.

A pesquisa in loco ocorre apenas no Horário de Atendimento do laboratório.

Você deve, antes de tudo, consultar a nossa Agenda. Em seguida, constatando que há vaga, acessar o nosso sistema e preencher a Requisição para o Atendimento presencial - Agendamento de pesquisa in loco. Aguarde a confirmação, via e-mail, do agendamento.

Uma dica importante: para ter elementos e preencher a Requisição para o Atendimento presencial - Agendamento de pesquisa in loco, sugerimos que você consulte os Instrumentos de Pesquisa disponíveis.

A cada turno agendado, você somente poderá consultar o conteúdo de até 05 unidades de armazenamento (caixa ou maço).

Você pode levar, para a sala multiuso, onde será feita a consulta, apenas, lápis grafite ou lapiseira; borracha; bloco de papel (desde que não seja grampeado ou encadernado) ou papel avulso (do tipo sulfite ou similar) para anotações; e telefone celular (modo silencioso). É obrigatório o uso de equipamento de proteção individual (EPI), como máscaras, luvas e toucas, para o trato com documentação manuscrita em suporte de papel, que deverão ser providenciadas e trazidas por você. O laboratório não fornece EPI para as pessoas que o visitam.

É permitido fotografar, desde que sem o uso de flash. A entrada, na sala multiuso, de equipamentos indispensáveis para a realização de pesquisa (câmeras, notebooks e eletrônicos) deverá ser registrada junto à nossa equipe.

Na sala multiuso não é permitido entrar com alimentos e bebidas; canetas, corretivos, estiletes e cortadores de papel; bolsas, pastas, embrulhos, sacolas, malas, guarda-chuvas e congêneres; agendas, livros, encadernados, revistas, jornais e similares.

Para dúvidas ou outras informações sobre pesquisa in loco no Labordoc, entre em contato com a nossa equipe, pelo endereço eletrônico labordoc@ceres.ufrn.br ou pelo Fale com o Labordoc.

Aulas

A sala multiuso do Labordoc poderá ser utilizada como espaço de ensino-aprendizagem em aulas programadas com antecedência.

Caso a aula envolva a demonstração de procedimentos de higienização mecânica ou a exibição de documentos em suporte de papel, é condição obrigatória que você e a turma tragam equipamentos de proteção individual (EPI) como máscaras, luvas e toucas. O laboratório não fornece EPI para as pessoas que participam de aulas em seu espaço.

Considerando o espaço da sala multiuso do laboratório, o máximo de pessoas que pode comparecer, por vez, ao recinto, é de 15 pessoas.

As aulas ocorrem apenas no Horário de Atendimento do laboratório. Situações excepcionais podem ser avaliadas pela Coordenação do Labordoc, caso haja disponibilidade de bolsista para acompanhar a turma.

Se você tem interesse em ministrar aula no espaço do Labordoc, deve, antes de tudo, consultar a nossa Agenda. Em seguida, constatando que há vaga, acessar o nosso sistema e preencher a Requisição para o Atendimento presencial - Agendamento de aulas.

As aulas devem ser pré-agendadas com, no mínimo, 10 dias de antecedência, sujeitas à confirmação, por meio do e-mail.

Para dúvidas ou outras informações sobre realização de aulas no Labordoc, entre em contato com a nossa equipe, pelo endereço eletrônico labordoc@ceres.ufrn.br ou pelo Fale com o Labordoc.