Sobre o acervo

O Labordoc tem sob sua guarda um vasto acervo, cuja custódia foi sendo feita gradualmente, a partir da sua constituição, em 1998. Esse acervo refere-se a uma importante parte da História do Brasil, circunscrita aos sertões do Rio Grande do Norte e da Paraíba, numa região chamada de Seridó, banhada pelo rio de mesmo nome.

Em sua sede, localizada na UFRN, no Campus de Caicó, em Caicó-RN, o Labordoc trata, preserva e dá acesso a um patrimônio documental de importante valor para a sociedade sertaneja do Seridó e do Brasil. Documentos textuais, iconográficos e sonoros compõem esse patrimônio.

A documentação textual é proveniente do Poder Público – Poderes Executivo, Judiciário e Legislativo municipais–, de pessoas, de famílias e de entidades privadas.

Fundos

Fundo Cláudia Cristina do Lago Borges

Constitui-se de material de pesquisa relativo a investigações promovidas pela Prof.ª Cláudia Cristina do Lago Borges (UFPB) em dois momentos de sua trajetória: a sua monografia de graduação, intitulada A Irmandade do Rosário dos Homens Pretos de Caicó da Capitania do Rio Grande (1995), defendida no CCHLA-UFRN, em Natal; e a sua dissertação de mestrado em História, Cativos do sertão: um estudo da escravidão no Seridó/RN (2000), defendida na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). O material textual é composto de fichamentos, resumos, transcrições de fontes e tabulações de dados entre os anos de 1990 e 2000.

Fundo da Comarca de Caicó

Oriundo da Justiça Pública da Comarca de Caicó, abrange documentos textuais que vão de 1737 a 2002. Divide-se em quatro grupos: 1º Cartório Judiciário, contendo as séries temáticas das Ações Cíveis, Habilitações de Casamento, Inventários post-mortem, “Diversos” e Ajustes Pecuários; 2º Cartório Judiciário, contendo a série de processos criminais; 3º Cartório Judiciário. composto da série de documentação criminal, sob as tipologias de processos criminais, habeas corpus, inquéritos policiais e recursos criminais; Cartório Eleitoral, que abriga livros de registro de votantes e de eleições. Consulte Instrumentos de Pesquisa que referem-se a parte do mapeamento do acervo desse fundo.

Fundo da Comarca de Jardim do Seridó

Com material que vai de 1827 a 1948, este fundo, proveniente da Justiça Pública da Comarca de Jardim do Seridó, contém processos criminais, habeas corpus, ações cíveis, inquéritos e diligências policiais.

Consulte Instrumentos de Pesquisa que referem-se a parte do mapeamento do acervo desse fundo.

Fundo da Diocese de Caicó

É constituído de documentação textual que vai dos anos 1950 aos anos 1960. Formado pelo grupo do Jornal A Fôlha, contendo exemplares desse periódico semanal que circulou na cidade de Caicó.

Consulte Instrumentos de Pesquisa que referem-se a parte do mapeamento do acervo desse fundo.

Fundo da Rádio Rural de Caicó

Composto pela série do Movimento de Educação de Base (MEB), por sua vez, constituída de documentos normativos, scripts dos programas de rádio e cartas dos ouvintes, que vão dos anos 1960 até os anos 1980.

Fundo do Curso de História

Esse fundo abriga documentação produzida no âmbito do Curso de História, indo de 1990 até os anos 2010. Abriga séries como a de eventos produzidos pelo curso; trabalhos de disciplinas; monografias de graduação e pós; e fotografias de eventos e defesas de trabalhos de conclusão de curso.

Fundo Família Capiba

Conjunto de documentos pessoais (convites, cartas, programações) da família Capiba, de São João do Sabugi-RN.

Fundo Joaquim Martiniano Neto (Madureira)

Este fundo é composto de documentação oriunda da Câmara Municipal de Caicó, com documentação avulsa que foi salva pelo pai de Joaquim Martiniano Neto. Bem como, cópias de leis provinciais e documentos correlatos, presentes no Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (IHGRN), relativos ao Seridó.

Consulte Instrumentos de Pesquisa que referem-se a parte do mapeamento do acervo desse fundo.

Fundo Luciano Alves da Nóbrega

O fundo composto de documentação oriunda da Câmara Municipal de Caicó, com documentação avulsa que foi salva por Luciano Alves da Nóbrega, em vida. Bem como, cópias de leis provinciais e documentos correlatos, presentes no Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (IHGRN), relativos ao Rio Grande do Norte e ao Seridó.

Fundo Muirakytan Kennedy de Macêdo

Abriga documentos provenientes dos projetos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos pelo Prof. Muirakytan Kennedy de Macêdo entre os anos 1990 e 2010.

Fundo Paula Sônia de Brito

Constitui-se de material de pesquisa relativo a investigações promovidas pela Prof.ª Paula Sônia de Brito (UFRN) nos anos 2000, que culminaram na dissertação de mestrado em Educação, A luta do Bispo Dom José de Medeiros Delgado por educação escolar para todos (Caicó-RN, 1941-1951), defendida na UFRN em 2004. O material textual é composto de cópias de fontes e bibliografias.